1 Cidade : 1 Atração = Munique : Marienplatz

7

Toda cidade tem seu marco, aquele lugar que a identifica como marca registrada. E um dos grandes marcos de Munique é a bela Marienplatz, sua praça mais central e famosa. Por isto a nossa série apresenta 1 Cidade : 1 Atração = Munique : Marienplatz, já que nenhum outro ponto da cidade atrai mais turistas, e mesmo moradores, do que esta belíssima praça no coração München, seu nome em alemão.

1 cidade 1 atração Munique Marienplatz02

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa.  Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

1 Cidade : 1 Atração = Munique : Marienplatz

 

 

Marienplatz

 

A Marienplatz é a principal praça da cidade de Munique. Ela é o ponto de encontro de turistas e moradores, o coração da cidade e de uma beleza única. Aqui se unem o passado e o presente de Munique, a Marienplatz é o centro da mundialmente famosa da capital bávara.

Estrategicamente localizada, dela partem inúmeras ruas importantes e que norteiam o centro comercial da cidade. Nela encontram-se inúmeras atrações, como a bela Neue Rathaus (nova prefeitura) e o seu relógio musical Glokenspiel, que fica no alto da fachada principal e que dá um show algumas vezes por dia.

História

 

A história da Marienplatz começou como uma simples encruzilhada, já que rua Salzstraße passava aqui no caminho entre as aldeias de Schwabing e Sendling. No Petersbergl (que era como era chamada esta região), instalaram-se monges e que acabaram dando o nome a vila: apud Munichen – com os monges – München (Munique).

A praça foi se formando e se tornando o coração da cidade desde aquela época. Por muitos séculos a Marienplatz foi a praça de mercado de Munique. Mercadores ofereciam ali os seus produtos: entre eles frutas, verduras, sal, milho, ovos, farinha, vinho e peixe. Por isto que a fonte na esquina tem o nome de Fischbrunnen (Fonte do Peixe).

Em 1315, o imperador Ludwig da Baviera deu a Munique liberdade de mercado com a condição de que a praça Marienplatz, ainda chamada naquela época de Praça do Mercado, continuasse uma área não cultivada. Foi em 1638 que o Eleitor Maximiliano I mandou construir a coluna Mariensäule na praça, em agradecimento pela cidade ter sido poupada durante a ocupação sueca na Guerra dos Trinta Anos.

 

Finalmente Marienplatz

Demorou mais 200 anos até que ela mudou de nome e recebeu seu nome atual, Marienplatz. E isto aconteceu porque o magistrado da cidade de Munique, o Patrona Bavariae queria assim salvar a cidade de uma epidemia de cólera que assolava a Europa e resolveu homenagear Maria. No dia 09 de outubro de 1854 a praça tornou-se oficialmente Marienplatz.

Em 1972, a Marienplatz foi finalmente transformada em área de pedestres. Com isto, a coluna Mariensäule foi trazida mais para o centro da praça. E para os Jogos Olímpicos, que aconteceram na cidade, foi construída uma torre ao lado da Altes Rathaus (antiga prefeitura) com aparência de 1462.

É na Marienplatz e seus arredores que tudo acontece, e de onde qualquer passeio deve começar e terminar em München!

1 cidade 1 atração Munique Marienplatz05

Reserve seu hotel na Alemanha ou Munique por aqui e garanta o menor preço! E ainda tenha, na maioria dos hotéis e apartamentos, a opção de cancelamento gratuito.

Atrações na Marienplatz

 

 

Neues Rathaus

 

A construção mais imponente na Marienplatz é sem dúvida o prédio da nova prefeitura, Neues Rathaus. Este prédio é a sede do prefeito, do conselho da cidade e da sede administração da cidade. No térreo do prédio funciona um centro de informação sobre a cidade e algumas lojas.

Este prédio começou a ser construído em 1867 e ficou pronto somente em 1909, em estilo neogótico. Ele foi construído devido a falta de espaço na prefeitura antiga (Altes Rathaus), que também fica nesta praça e que era a prefeitura antigamente.

Em 1944 foi ligeiramente danificada pelos bombardeios e reconstruída após a guerra. Hoje, o complexo possui seis pátios e foi construída ao longo de um terreno de 9159 m². Ela possui 7115 m² de área construída e conta com 400 salas.

Sua fachada tem 100 metros de comprimento e exibe estátuas de duques, como do Duque Henrique, o Leão, quase toda a linha de dinastia Wittelbacher na Baviera. Além de uma estátua equestre do Príncipe Regente Luitpold. Ainda se vê santos, figuras míticas e gárgulas, inspiradas em crenças medievais. Inúmeros vitrais adornam as janelas com motivos locais, regionais, nacionais, internacionais e religiosos na fachada.

A torre onde está o carrilhão tem 85 metros de altura. Na torre do canto sudoeste da prefeitura está o chamado Wurmeck, e aqui é mostrada a lenda de Münchner Lindwurms, que diz respeito a um surto de peste.

 

Horários da Prefeitura

De 2ª a 6ª, entre 08h30-19h.

1 cidade 1 atração Munique Marienplatz06

Glokenspiel

 

Este é o famoso carrilhão que fica na torre do meio na fachada da prefeitura de Munique. Ele possui 43 sinos, com 32 figuras que apresentam cenas de vários pontos da história da cidade, sendo o quinto maior da Europa. O nível superior mostra a comemoração do casamento do duque Wilhelm V com Renate de Lorraine em fevereiro 1568. Em honra aos recém-casados, um torneio de cavaleiros foi realizado na época, na Marienplatz. Aqui, o cavaleiro bávaro triunfa sobre o seu adversário de Lorraine.

O piso inferior mostra a dança Schäfflertanz. Depois de uma grave epidemia de peste, um fabricante de barril resolveu dar uma volta pelas ruas, em 1517, dançando eufórico. Ele fez isto para alegrar um pouco a população sofrida e desestimulada pela peste. O efeito foi tão positivo e ele teria divertido tanto a população que se iniciou uma tradição, a tal Schäfflertanz.

A noite também se realiza um espetáculo, às 21h onde uma Münchner Kindl (criança de Munique) é colocada para dormir pelo vigia noturno e pelo Anjo da Paz. A apresentação é acompanhado pela música de Richard Wagner “Os Mestres de Nuremberg” e Brahms “Lullaby”. Esta apresentação foi criada por Anton Schmid, que usou o seu filho Wiggerl como modelo para a Münchner Kindl.

 

Horários do Glockenspiel

Acontece diariamente às 11h e 12h, quando os sinos tocam por 8 minutos.

De março a outubro acontece ainda apresentações às 17h e 21h.

1 cidade 1 atração Munique Marienplatz03

Mariensäule (Coluna de Maria)

 

No centro da praça uma coluna chama atenção, é a Coluna de Maria. Ela apresenta uma estátua da Virgem Maria feita em bronze e pintada de ouro. Ela foi erguida em 1638 para comemorar o fim da ocupação da Suécia durante a Guerra dos Trinta Anos.

Maria é venerada como Patrona Bavariae (padroeira da Baviera) e aqui ela é representada na tradição da imagem milagrosa de Maria Loreto, com Jesus criança no braço, de pé sobre uma lua crescente. Durante a Guerra dos Trinta, o eleitor Maximilian I fez um voto de erigir um “trabalho de agrado a Deus” se Munique e a região fossem poupados de guerra. A cidade foi, no entanto, ocupada durante a guerra pelas tropas suecas, e a liderança do exército exigiu sua destruição – em retaliação à destruição de Magdeburg. Mas o rei sueco Gustav II Adolf decidiu não seguir adiante com o plano, pois poderia se transformar numa situação perigosa contra seu generalato. Então Maximilian mandou construir em 1638 a coluna Maria, em mármore na Marienplatz.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a estátua foi abrigado na Igreja de Nossa Senhora (Frauenkirche). Ainda em 1945 foi reconstituída novamente na Marienplatz pelo cardeal Michael von Faulhaber. Durante a construção do metrô (U-Bahn) e do S-Bahn de Munique, em 1966, a coluna foi removida, sendo recolocada no lugar em novembro de 1970. Nesta altura, a base barroca e a coluna foram substituídas por uma cópia, e a figura de Maria recebeu uma nova cor dourado.

A Mariensäule é considerada o centro do estado e todos as ruas que começam aqui, tem este ponto como marco zero.

1 cidade 1 atração Munique Marienplatz08

Fischbrunnen

 

A fonte de peixes localizada em frente à entrada principal da prefeitura nova é um ponto de encontro muito popular entre jovens e idosos e sua história pode ser rastreada até a Idade Média. Em 1954, Josef Henselmann deu a fonte sua forma atual, utilizando parte da fonte destruída durante a Segunda Guerra Mundial feita em estilo neo-gótico fonte por Konrad Knoll.

Uma tradição ligada à fonte é a lavagem da bolsa de dinheiro. O Prefeito de Munique lava, na quarta-feira de cinzas, com o tesoureiro da cidade, os cofres vazios da cidade na água da fonte dos peixes. Isto é feito para ter certeza que eles estarão cheios novamente no próximo ano. As origens desta tradição vem do século XV. Era costume das classes mais pobres, principalmente no século XIX, mostrar que bolsas vazias faziam necessário um aumento de salário. Na década de 1950, o prefeito Thomas Wimmer transferiu a tradição da lavagem da bolsa para os cofres públicos.

Altes Rathaus

 

Este prédio, construída por volta do ano 1310, era a antiga prefeitura da cidade. Até 1874 era assento das autoridades municipais de Munique. Seu interior é uma obra-prima da arquitetura medieval e com o passar dos séculos o prédio foi sempre sendo ajustado à época correspondente. Entre 1861-64, foi novamente redecorado em estilo gótico. Durante a Segunda Guerra Mundial o prédio foi muito danificado e somente em 1953 foram iniciadas as obras de reconstrução. A torre de 55 metros de altura só foi reconstruída em 1975. Hoje seu maravilhoso salão principal serve como salão de festas e exibe uma abóboda de madeira, enfeitada por um antigo friso com 87 brasões pintados por Ulrich Fuetrer em 1478 e mais sete esculpidos por Erasmus Grasser em 1477.

O salão gótico é hoje o lugar de reunião do conselho municipal e do prefeito da capital do estado. Aqui são entregues prêmios são como a medalha de “München leuchtet” (Munique brilha). Mas o salão também pode ser alugado para fins privados.

A torre abriga o Museu dos Brinquedos, onde são exibidos trens em miniatura, bonecas, ursos de pelúcia e muitos outros brinquedos. Horários: o museu está aberto diariamente das 10h–17h30.

1 cidade 1 atração Munique Marienplatz04

Informações Práticas sobre a Marienplatz

 

Horário

A praça pode ser visitada 24 horas por dia, os prédios tem horários variados.

Entrada

A visita é gratuita. É uma praça pública.

Endereço

Marienplatz 1, 80331 München.

1 cidade 1 atração Munique Marienplatz mapa

Como chegar

U-Bahn (metrô): linhas U3 e U6, parada: Marienplatz.

S-Bahn (trem de periferia): linhas S1, S2, S3, S4, S6, S7  e S8 parada Marienplatz.

Estacionamento

O estacionamento mais próximo é o Parkgarage Marienplatz München, com 256 vagas. Endereço: Rosenstraße, 2, 80331 München. Custo: €3 por hora, máximo €20 por dia.

Outra opção: Parking Marienplatz, Rindermarkt 16 – 80331 München.

Dicas

A praça oferece wifi grátis.

1 cidade 1 atração Munique Marienplatz01

Vale a pena comprar antecipadamente:

Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. O Seguro viagem também é exigido em Cuba, Venezuela e Austrália. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 10% na hora de pagar. 

Clique aqui e ganhe 10% de desconto no seu seguro viagem

;

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

7 Comentários
  1. val Diz

    Foi pra mim esse post, né? 😉

    1. Carina Diz

      Heheheh! Com certeza pra te deixar com muita vontade! 😉
      Beijos, Val!

  2. Destino Munique Diz

    Excelente post Carina 🙂
    Acompanho o blog (adoro!), mas este ainda nao tinha lido. 🙂
    Bjos, Camilian

    1. Carina Diz

      Oi, Camilian!
      Fico contente com tua visita! E super coincidência, hoje um cliente que está em Munique pediu um guia local e achei teu nome numa busca online e passei para ele. mas posso te dar uma dica? Coloca teu telefone na tua página, fica mais fácil de entrar em contato de última hora. 😉

      Um beijo pra vc!

      1. Destino Munique Diz

        Ahh que legal Carina, muito obrigada pela indicação 🙂
        Obrigada pela dica também 🙂
        Bjos

  3. […] 1 CIDADE : 1 ATRAÇÃO = MUNIQUE : MARIENPLATZ […]

  4. […] tradicional do século XIX no coração do histórico bairro de Lehel, a 10 minutos de caminhada da Marienplatz. A decoração do hotel dá aquele toque especial a sua estadia. O hotel é servido de ótimas […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.