1 Cidade : 1 Atração = Budapeste : Parlamento Húngaro

3

Nesta semana, nossa série voa para capital da Hungria! Vamos conhecer por dentro e dar todas as dicas sobre o belíssimo Parlamento Húngaro, na capital Budapeste. Um prédio incrível e cheio de história, que não deve ser perdido numa visita à cidade.

1 Cidade 1 Atração Budapeste Parlamento Húngaro00

1 Cidade : 1 Atração = Budapeste : Parlamento Húngaro

Parlamento Húngaro (Országház)

 

Com cerca de meio milhão de visitantes todos os anos, o Parlamento Húngaro é uma das maiores atrações da cidade de Budapeste. Ele é considerado, juntamente com o Palácio Real, um dos principais símbolos da cidade. E realmente faz por merecer, é um daqueles prédios que ficamos boquiabertos ao se olhar com calma e procurar pelos detalhes.

O edifício está localizado junto à praça Kossuth Lajos e fica lindamente enfeitando a cidade na beira do Rio Danúbio, no lado Peste da cidade. Um edifício único, que foi em parte inspirado no Palácio londrino de Westminster.

Este prédio tem sido o lar da Assembleia Nacional da Hungria, o legislativo do país, há mais de cem anos. O edifício colossal testemunhou não só momentos felizes e gloriosos, mas também um século de eventos trágicos. E apesar disto, ainda assim se apresenta em todo o seu esplendor.

1 Cidade 1 Atração Budapeste Parlamento Húngaro01

História

A inauguração do prédio do Parlamento Húngaro aconteceu em 1896, para comemorar os mil anos do país. E seu projeto foi motivo de uma competição acirrada ganha pelo conhecido arquiteto húngaro, Imre Steindl. Os outros dois finalistas da competição também tiveram a oportunidade de ver suas ideias realizadas, já que posteriormente, os projetos foram usados para construir os prédios do Museu Etnográfico e do Ministério da Agricultura Húngaro. Ambos podem ser observados, já que ficam na praça em frente ao Parlamento, na Kossuth Lajos tér.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.
Exterior

Em estilo neo-gótico, o prédio é ornamentado com torres e arcos brancos, onde 242 estátuas de monarcas húngaros e comandantes militares decoram as paredes exteriores. Sua fachada tem 268 metros de comprimento, e por ser tão cheia de detalhes, faz com que o edifício esteja quase sempre em renovação.

1 Cidade 1 Atração Budapeste Parlamento Húngaro12

Interior

O design interior inclui salas enormes, mais de 12,5 quilômetros de corredores. Conta ainda com uma cúpula central com 96 metros de altura, e 691 quartos. Quando abriu suas portas, em 1902, era considerado um dos maiores parlamentos do mundo, sendo superado apenas pelo Parlamento Britânico. Seus dois lados são simétricos, existem 27 entradas e mais de 700 salas e gabinetes. Entretanto, hoje em dia somente uma pequena parte do prédio é usada.

O edifício ostenta muita riqueza, com dezenas de objetos e detalhes em ouro. Os pisos e paredes são cobertos de mármore, as colunas são de granito e vê-se diversas pinturas e obras de arte espalhadas pelas salas. Na entrada principal há dois grandes leões esculpidos, e na escadaria principal há três belos afrescos no teto.

Visita ao Parlamento Húngaro

 

Conhecer o interior do parlamento húngaro é um passeio muito interessante e imperdível. As visitas duram em torno de 45 minutos e não podem ser realizadas de maneira individual. Elas são feitas em grupos guiados e organizados pelo próprio parlamento.

A visitação do prédio inclui algumas partes como:

Escadaria do século XVII

O Parlamento tem 28 escadarias, e o passeio começa pela belíssima escadaria do século XVII banhado a ouro e uma das mais espetaculares do prédio. Emoldurado por estátuas, vitrais e ricos afrescos decorativos, oferece uma linda vista da praça Kossuth Lajos.

1 Cidade 1 Atração Budapeste Parlamento Húngaro02

The Old Upper House Hall

É o salão onde acontecem conferências e reuniões da casa. O Salão dispõe de painéis de carvalho eslavos e a  decoração é banhada a ouro. Apresenta uma excelente acústica e uma galeria de vários andares. Os assentos foram dispostos em forma de ferradura a partir do centro onde está um enorme púlpito de carvalho.

Pinturas dos brasões de famílias reais da Hungria podem ser vistos na parede atrás do púlpito. E ainda pode-se ver murais retratando o papel histórico da nobreza em ambos os lados. A esplêndida composição de mesas e bancos com capacidade para 453 deputados é organizada em sete linhas.

1 Cidade 1 Atração Budapeste Parlamento Húngaro08

The Upper House Lobby

Este longo corredor é ladeado por belas esculturas feitas de um material especial, considerado uma inovação no seu tempo. estas esculturas preservam a memória de grupos nacionais húngaros antigos e seu artesanato. Este recinto possui o maior tapete feito a mão na Europa, num resplandecente tom turquesa.

1 Cidade 1 Atração Budapeste Parlamento Húngaro04

Dome Hall

Esta bela sala é o lugar onde estão guardadas as jóias da coroa – a coroa de São Estevão e o Cetro Real. Elas são as mais antigas regalias de coroação na Europa. Claro que são mantidas devidamente vigiadas por membros da guarda real 24 horas por dia.

Esta sala é considerada o coração do edifício, e um dos principais destaques deste salão é sua grandiosa cúpula. Ela é sustentada por 16 pilares, com vitrais coloridos intercalando-os, sendo que em cada pilar há a estátua em pedestais de ouro e um brasão de armas homenageando 16 antigos reis da Hungria. Sua altura é de 96 metros, homenageando o ano de fundação da Hungria (896). Esta é a mesma altura do domo encontrado na Basílica de São Estevão. Este salão é atualmente utilizado para cerimônias oficiais.

1 Cidade 1 Atração Budapeste Parlamento Húngaro10

1 Cidade 1 Atração Budapeste Parlamento Húngaro09

Grande Escadaria

Outra pérola do edifício, esta escadaria com 96 degraus coberta com carpete vermelho, leva da entrada principal até o Dome Hall. Dois grandes afrescos e outro menor, feitos pelo pintor Károly Lotz, adornam o teto desta deslumbrante escadaria principal. No entanto, a obra prima aqui é uma coleção de oito colunas de granito. Elas pesam quatro toneladas e são de um tipo que se encontram apenas 12 em todo o mundo.

Os vitrais decorativos que emolduram o espaço em ambos os lados são obras da oficina de Miksa Róth.

1 Cidade 1 Atração Budapeste Parlamento Húngaro03




Se você gostou do post e ele vai ser útil na sua viagem, nos ajude a manter o blog para ter sempre posts deste tipo fresquinho para você!
Reservando seu hotel na Hungria ou Budapeste por aqui, além de você garantir o menor preço você ainda ajuda o blog!
E o mais importante: você não paga nada mais por isto! E ainda tem, na maioria dos hotéis e apartamentos, a opção de cancelamento gratuito.

Informações Práticas sobre a visita ao Parlamento Húngaro

 

Visitas guiadas

Elas ocorrem todos os dias, inclusive sábados e domingos, exceto feriados públicos.

Os tours são divididos por idioma e por horário.

Os ingressos podem ser comprados com antecedência e só podem ser utilizados no mesmo dia da compra. Saiba que eles se esgotam muito rápido, pois o número é limitado e a procura é muito grande.

As visitas não acontecem em dias de sessão parlamentar ou dias com visitas oficiais.

 

Para mais detalhes de como comprar as entradas e todas as informações necessárias para a visita leia o post aqui no blog que dá todas estas dicas: Como visitar o Parlamento Húngaro

+ COMO VISITAR O PARLAMENTO HÚNGARO, EM BUDAPESTE

1 cidade 1 atração Budapeste Parlamento Hungaro mapa

Horário

1º de abril a 31 de outubro: de 2ª – 6ª-feira entre 08-18h.

Sábado e domingo entre 08-16h.

1º de novembro a 31 de março: de 2ª-feira – domingo entre 08-16h.

Visitas guiadas não acontecem em dias de feriados nacionais e bancários: 15 de Março, 20 Agosto e 23 Outubro.

Também não há visitação nos dias: 1º Janeiro, Domingo de Páscoa, 2ª-feira de Páscoa, 1º Maio, 1º Novembro e 24–26 Dezembro.

Horários e Línguas disponíveis

  • Húngaro: 10h30, 13h30
  • Inglês: 10h, 12h, 13h, 14h, 15h
  • Francês: 11h, 13h30
  • Hebreu: 12h30
  • Alemão: 10h, 13h, 14h
  • Russo: 12h30, 15h15
  • Italiano: 10h15, 13h15, 14h15, 15h30
  • Espanhol: 10h15, 13h15, 14h15, 16h

1 Cidade 1 Atração Budapeste Parlamento Húngaro07

Bilhetes

Adultos não-Europeus: 6000 HUF
Não-Europeus entre 6-24 anos: 3100 HUF
Adultos europeus: 2400 HUF
Europeus entre 6-24 anos: 1300 HUF

Crianças menores de 6 anos não pagam.

(Valores atualizados em Outubro de 2018)

Os ingressos podem ser comprados online ou no dia da visitação, caso tiverem sobrado da venda pela internet. Quem optar por arriscar a sorte e deixar para comprar no dia, deve seguir bem cedo para a bilheteria, por volta das 07:30h da manhã, já que apesar de o guichê abrir somente às 8h, sempre já tem uma fila grande neste horário. 1 Cidade 1 Atração Budapeste Parlamento Húngaro06

Duração da visita

A duração do tour guiado é de em torno 45-50 minutos, incluídos os procedimentos de segurança (revista e passagem pelo raio-x).

Você consegue viajar sem celular?

 

Já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet boa! Ganhe o frete grátis toda vez que usar nosso link.

Endereço

Kossuth Lajos tér 1-3, 1055 Budapest Telefone: +36 1 441 4000. www.parlament.hu/en/web/house-of-the-national-assembly

Como chegar

Metrô: linha 2, estação Kossuth tér. Tram: linha 2, parada Kossuth tér.

Entrando no Edifício

A bilheteria fica no portão X, localizado junto à praça Kossuth Lajos. Entrada para quem tem bilhetes online: portão XII. 1 cidade 1 atração Budapeste Parlamento Hungaro mapa2

Importante!

– Devido a eventos da Assembléia Nacional da Hungria ou eventos de protocolo do Estado, a visita pode ser cancelada sem aviso prévio. – Só se pode entrar no edifício do Parlamento após uma inspeção de segurança. É necessário passa por um detector de metal e as bolsas são revistadas. – Não é permitido entrar com bolsas grandes, malas, pacotes ou objetos capazes de causar danos (canivete, faca, spray de gás, etc). 1 Cidade 1 Atração Budapeste Parlamento Húngaro11

Para ler todos os outros posts da série 1 Cidade : 1 Atração, clique aqui.

 

Vale a pena comprar antecipadamente:


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Europa 1

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


3 Comentários
  1. […] Janeiro/2015: Recomendo a leitura do post  “BUDAPESTE : PARLAMENTO HÚNGARO” no blog viajoteca que está com informações atualizadas sobre a […]

  2. Samarone Diz

    Apenas atualizando: O valor do ingresso para não europeu passou p 5.200 Ft

    1. Carina Diz

      Obrigada pela atualização e visita, Samarone!

Comente Aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.