1 Cidade : 1 Atração = Amsterdam : Rijksmuseum

1

Nossa série hoje viaja para a Museumplein, que é a praça mais cultural da Holanda. Este lugar, que traduzindo, significa Praça dos Museus, fica em Amsterdam. Ali estão, entre outros, o Van Gogh Museum, o Concertgebouw, o incrível Rijksmuseum (no extremo norte), o Stedelijk Museum (ao sul), e ainda o famoso letreiro I AMSTERDAM, presente nas fotografias de todos que visitam a cidade.

Amsterdam Rijksmuseum

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Rijksmuseum

 

Este nome, nada fácil de pronunciar para quem não domina a língua, significa Museu Nacional. E seu nome dá a dica o que pode se esperar ao visitá-lo. O museu é dedicado às artes, artesanato e história, e abriga grandes obras de arte do país. Ele preserva uma grande coleção de pinturas da Idade de Ouro dos Países Baixos e uma extensa coleção de objetos de arte asiática e artefatos da história holandesa.

Monumento Nacional

Ele foi declarado um Rijksmonument, ou seja, um monumento nacional. Isto graças não só a seu acervo, um dos mais fabulosos do mundo, mas também pelo seu belíssimo prédio, que é um marco na cidade.

Este prédio de tijolos expostos é obra do arquiteto Pierre Cuypers, que junta elementos góticos e renascentistas. O prédio foi inaugurado em 1885, quando passou a ser a casa definitiva do Rijks. A parte do prédio que se vê da Museumplein é na realidade sua parte traseira. Sua fachada frontal fica voltada para a rua Stadhouderskade.

1 cidade 1 atração Amsterdam Rijksmuseum3

Primórdios

Na realidade, o Rijksmuseum foi fundado em Haia (The Hague) no ano de 1800 e transferido para Amsterdam em 1808. Primeiramente o acervo foi alocado no Royal Palace (Palácio Real) e mais tarde no Trippenhuis, prédio que hoje abriga a Academia Real de Artes e Ciências Holandesa (fica próximo ao Nieuwmarkt). Seu nome no princípio era Nationale Kunst-Gallerij e contava com 200 obras.

Amsterdam Rijskmuseum

Se você gostou do post e ele vai ser útil na sua viagem, nos ajude a manter o blog para ter sempre posts deste tipo fresquinho para você!
Reservando seu hotel na Holanda por aqui, além de você garantir o menor preço você ainda ajuda o blog!
E o mais importante: você não paga nada mais por isto! E ainda tem, na maioria dos hotéis e apartamentos, a opção de cancelamento gratuito.

Acervo

A coleção conta com pintura e arte da Holanda e objetos sobre a história holandesa. Apresenta ainda a história colonial dos Países Baixos e possui arte dos territórios coloniais. Uma sala interessante é a câmara dos modelos Marinha com cerca de 1.600 objetos e a popa do HMS Royal Charles, navio que foi capturado no ataque ao Medway.

Hoje, o acervo do museu conta com aproximadamente 1 milhão de objetos. Destes somente 8000 são exibidos (!) em suas 80 salas. As obras datam do período que compreende os anos 1200 a 2000.

Rijksmuseum em números

O museu recebe cerca de 2,2 milhões de visitantes por ano, sendo o museu mais visitado da Holanda. Ele emprega cerca de 400 pessoas, incluindo 45 especialistas para manter a restaurar as obras em todas as áreas.

Amsterdam Rijskmuseum

Biblioteca

O Rijksmuseum tem, como muitos outros museus, uma biblioteca própria para fins de pesquisa. A Biblioteca do Rijks é a maior biblioteca pública de pesquisa em história da arte na Holanda e possui atualmente cerca de 140.000 monografias, 3.200 periódicos e mais de 20.000 catálogos de arte.

Amsterdam Rijskmuseum

Obras

Possui ainda uma pequena coleção de arte asiática. Mas o grande destaque são as mais de 2000 obras da Era de Ouro da Pintura Holandesa. Esta é a época onde atuaram grandes artistas como Rembrandt, Frans Hals, Johannes Vermeer, Jacob Isaakszoon van Ruisdael, Jan Steen, entre outros.

Rijksmuseum
A Pequena Rua, Johannes Vermeer, 1658
Obras imperdíveis de Rembrandt van Rijn

– Noiva Judia (1665);

– Ronda Noturna (1642): esta tela que retrata um grupo da milícia de Amsterdam é a maior, mais complexa e mais famosa obra do museu, sendo sua grande obra de arte;

– Síndicos da guilda dos Drapers (1662);

– Negação de Pedro (1660);

– Jeremias lamenta a destruição de Jerusalém (1630);

– Saskia com véu (1633);

– Titus como São Francisco (1660);

– Auto-retrato como Apóstolo Paulo (1661);

– Tobias e Anna com a cabra (1645);

– Auto-retrato, jovem (1629)

Jan Vermeer

– A Leiteira (1660); – A Carta de Amor (1669/1670); – Mulher de azul lendo uma carta (1662–1664); – A Pequena Rua (1658); – A Criada na Cozinha (1658).

Rijksmuseum
A Leiteira, Johannes Vermeer, 1660




Frans Hals

– Retrato do casal Isaac Abrahamsz Massa e Beatrix van der Laen, de Frans Hals (1622); – Bêbado alegre (entre 1628-1630); – Companhia do Capitão Reinier Reael e do Tenente Cornelis Michielsz (entre 1633-1637); – Retrato de Lucas De Clercq (1635); – Retrato de Nicolaes Hasselaer (cerca 1630-1633); – Retrato de um homem, possivelmente um ministro (1660).

Jan Steen

– Festa de Natal (entre 1663 e 1665); – Família alegre (1668); – Casal bêbado (entre 1655 e 1665); – Retrato de Adolf e Catharina Croeser (1655); – Arent Oostwaard e sua mulher (1658); – Crianças ensinando o gato a dançar (entre 1660 e 1679); – A Toalete Matinal (1660).

Outras obras imperdíveis

– Paisagem de inverno, de Hendrick Avercamp (1608); – Enchente no Dia de Santa Isabel, autor desconhecido (1500); – Retrato do Sir Thomas Gresham, Anthonius Mor (cerca 1560-1565); – Interior com mulheres ao lado de um armário, Pieter de Hooch (1663); – Batalha de Waterloo, Jan Willem Pieneman (1824)

Você consegue viajar sem celular?

 

Já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet boa! Ganhe o frete grátis toda vez que usar nosso link.

Outro ponto de exibição: aeroporto Schiphol

No aeroporto de Amsterdam, o Schiphol, o museu mantém uma pequena coleção que é trocada de tempos em tempos e tem entrada gratuita.

O lugar tem apenas dois andares: no primeiro andar fica a loja do museu e no segundo andar estão as obras de arte (em torno de 10 quadros ficam expostos). Está localizado atrás do controle de passaporte, no Holland Boulevard, entre as áreas de embarque E e F (dentro da área de embarque). O museu abre diariamente, das 07-20h. Rijksmuseum

Dependências e facilidades

O museu conta com restaurante, dois cafés, boa infraestrutura de apoio para quem tem limitações, oferece visitas guiadas para grupos e ainda atividades especiais para crianças a partir de 4 anos de idade, mediante agendamento prévio. Rijksmuseum plan

Informações Práticas

 

Entrada

Adultos: €17,50 adultos Até 18 anos a entrada é gratuita. Sem desconto para estudantes, idosos e grupos. (valor atualizado em agosto de 2018)

Horário

Aberto diariamente entre 09 e 17h.

Endereço

Museumplein / Museumstraat, 1; 1071 CJ Amsterdam. Telefone: +31 (0) 900 0745. Site do museu em português.

Como chegar

Partindo de Estação Central: trams (bondes) 2 e 5, parada Rijksmuseum. Partindo de Estação Sul: tram 5, parada Rijksmuseum. Partindo de Estação Sloterdijk: tram 12, parada Museumplein. Partindo de Estação Amstel: tram 12, parada Museumplein ou metrô para Weesperplein, ali pegar o tram 7 ou 10, parada Spiegelgracht. Partindo de Estação de ônibus Marnixstraat: ônibus 145, 170, 172, 174 e 197, parada Rijksmuseum ou tram 7 ou 10, parada Spiegelgracht. Partindo de Schiphol: ônibus 197, parada Rijksmuseum.

Estacionamento

Nos arredores do museu há pouca oferta de vagas, e o estacionamento mais perto é o Q-Park, na rua Van Baerlestraat 33b, entrada próxima do Concertgebouw.

Vale a pena comprar antecipadamente:


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Europa 1

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


1 comentário
  1. […] como Rembrandt, Frans Hals, Johannes Vermeer, Jacob Isaakszoon van Ruisdael e Jan Steen (Fonte: aqui e aqui). Você vai precisar de umas 3 – 4 horas para conhecer as principais obras! O lugar […]

Comente Aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.