serracanastra-VJTC2

Serra da Canastra – Roteiro parte baixa (de carro)

por / 2 Comentarios / 24/10/2014

13 Flares 13 Flares ×

No post anterior, falamos sobre as dicas práticas da Serra da Canastra em Minas Gerais, em especial da região de São Roque de Minas (onde fica propriamente dito o Parque Nacional Serra da Canastra). Dessa vez é hora de colocar a mão na massa, ou melhor, o carro na terra e sair para explorar a parte baixa da Serra da Canastra.

201307 serracanastra 020 Serra da Canastra   Roteiro parte baixa (de carro)

Viaje comigo pela Canastra!!!

Basicamente os roteiros da parte alta e parte baixa da Serra da Canastra se confudem, já que o ponto principal das duas partes  é a Cachoeira Casca d’Anta; na parte baixa você vai apreciar sua queda d’água e na parte alta, você poderá se banhar em suas águas. Para curtir tudo isso com calma, a recomendação é guardar um dia para cada roteiro e foi o que fizemos.

Serra da Canastra – parte baixa

A sugestão desse roteiro pela parte baixa da Canastra foi do Vicente, proprietário da pousada Fazendinha da Canastra, e de onde iniciamos nosso percurso… Seguimos tudo a risca, e como fomos pra lá na época de seca (metade de abril a metade de outubro), deu para fazer tudo de carro (no nosso caso, um Livina) – aconselho sempre antes de arriscar o carro, perguntar sobre as condições da estrada para o pessoal da pousada… assim evita-se surpresas desagradáveis, pois aquilo alagado, deve ser complicado para carro comum.

Nossa primeira parada, foi alguns kilometros da Fazendinha, a foto abaixo mostra um pouquinho do visual!!! Não tem erro, quando ver essa placa, pare o carro e apreciei, lá de cima já é possível ver o Rio São Francisco e a Chapada da Serra da Canastra… um cenário lindo! Só hoje percebo o quanto as chapadas são presentes na geografia brasileira, seja ela pequena, grande ou famosa, basta olhar as paisagens para logo ver uma! Muito especial e comprova o quanto nossa geografia é antiga:)

201307 serracanastra 021 Serra da Canastra   Roteiro parte baixa (de carro)

A chapada da Serra da Canastra toda imponente ao fundo…

Mais adiante, virando para a Fazenda Passaredo, você estaciona o carro e passa pela ponte de madeira… não é nada inesquecível, mas pra mim, foi meu primeiro encontro com o rio São Francisco, daquele jeito que a gente pode tocar, sentir e viajar… na Canastra, o Velho Chico não é imponente como em outras regiões do Brasil, mas é lá que ele nasce e dá vida a tantas regiões do Brasil!

201307 serracanastra 022 Serra da Canastra   Roteiro parte baixa (de carro)

Ponte de Madeira e o rio São Francisco a caminho da Fazenda Passaredo …

Retornando a estrada principal, demos uma paradinha na fazendinha do Tio Zezico… no fundo do sítio, ele tem uma piscina natural que é uma delícia; pequena, geladinha e tranquila… e como a tivemos só pra gente, foi ainda mais especial! Antigamente ele não cobrava para entrar, mas atualmente ele pede um agrado para ajudar com as despesas, se a memória vai bem eram R$2 por pessoa… porque não, né?

Da casa do Tio Zezico, já dava para ver o que estava nos aguardando bem ao longe… a Cachoeira Casca D’Anta! Uma beleza de lugar, ela é o ponto central da Serra da Canastra e tem a maior queda do rio São Fancisco (aprox. 186m) …

201307 serracanastra 028 Serra da Canastra   Roteiro parte baixa (de carro)

Brincando e caminhando na Casca D’anta (Foto jacu? Quem nunca? icon smile Serra da Canastra   Roteiro parte baixa (de carro) )

Para se chegar bem pertinho da cachoeira, é preciso seguir uma trilha bem fácil de 3km (retorno) que faz parte do Parque Nacional Serra da Canastra (R$6,50 adultos brasileiros e R$13 adultos estrangeiros). Aos aventureiros de plantão, continuando essa trilha, há uma outra bem mais difícil que te leva para a parte alta da chapada, nós não fizemos, pois estávamos acompanhados das nossas mães e sabíamos que iríamos pra lá no outro dia! Mas deve ser bem bacana…

Aliás, achei essa paradinha na  trilha da Casca D’anta o lugar ideal para se fazer um picnic … Fica a dica!

Não é certa a versão de onde vem o nome da cachoeira Casca D’Anta, mas diz a lenda que vem das árvores casca d’anta, que têm também esse nome devido ao número de antas que existiam na região…

201307 serracanastra 029 Serra da Canastra   Roteiro parte baixa (de carro)

Só um(a) anta não cai de queixo por essa cachoeira Casca D’Anta!”

De cachoeira seguimos novamente pela estrada principal até o Morro do Carvão… e como bem disse o Vicente, a vista de lá paga a viagem, o resto, é lucro! E ele se provou certo (mais uma vez eheheh) icon smile Serra da Canastra   Roteiro parte baixa (de carro) .

201307 serracanastra 034 Serra da Canastra   Roteiro parte baixa (de carro)

No caminho para o Morro do Carvão

201307 serracanastra 030 Serra da Canastra   Roteiro parte baixa (de carro)

Visual da Serra da Canastra desde o Morro do Carvão! Essa vista já paga a viagem :)

201307 serracanastra 031 Serra da Canastra   Roteiro parte baixa (de carro)

Não basta ser mãe … tem que participar!!! (Eu, minha mãe e a mãe do Kiko)

Depois foi só pegar o caminho da roça (o mesmo caminho da ida) e ir pra pousada descansar com um bom vinho (que nós havíamos levado), comidinha de forno a lenha (da Fazendinnha) e ir pra cama cedo!

PS: Para quem estiver com carro 4×4, é possível continuar a estrada e com certeza se deparar com outras belezas da natureza… nós já estávamos saciados e só aguardando o dia seguinte!

Posts sobre Serra da Canastra:

Serra da Canastra – introdução
Serra da Canastra – Roteiro Parte Baixa (carro)
Serra da Canastra – Roteiro Parte Alta (4×4)

13 Flares Facebook 1 Google+ 12 Twitter 0 Pin It Share 0 Email -- StumbleUpon 0 Reddit 0 13 Flares ×

Siga o Viajoteca nas mídias sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/viajoteca
Twitter: @viajoteca
Google+: https://plus.google.com/+viajoteca/
Instagram: @viajoteca

CATEGORIAS DESSE ARTIGO: América do SulAméricasAventuraBrasilCachoeirasCidades HistóricasCulturaDestinosEcoturismoEstiloExperiênciasIgrejasLagosLugares HistóricosLugares SagradosMinas GeraisNaturezaOff RoadPasseios 4x4Passeios e Atrações TurísticasRiosRoad TripRoteiro de ViagemSerra da CanastraViagem