CCBB – Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo

O CCBB é o Centro Cultural do Banco do Brasil e oferece arte e cultura para população. Eles estão presentes em quatro capitais brasileiras, como Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Inclusive, seus espaços são em prédios históricos e marcantes das cidades. Estes centros culturais promovem atividades nas áreas de artes cênicas, cinema, exposição, ideias (palestras, debates, seminários etc), além de música e ainda programas educativos.

O CCBB de São Paulo fica no centro, próximo à vários outros pontos turísticos da cidade. Então, numa curta caminhada você pode ver atrações como a Igreja da Sé, o pátio do Colégio e ainda o solar da Marqueza de Santos.

CCBB – Centro Cultural do Banco do Brasil

O prédio onde fica o CCBB em São Paulo foi construído em 1901 e é maravilhoso! Ele pertence ao Banco do Brasil desde 1923 e depois de uma reforma começou a funcionar como a primeira unidade do banco em 1927. Passeando por ele, especialmente no subsolo, você pode ver as portas enormes dos cofres.

O CCBB São Paulo foi inaugurado em 21 de abril de 2001. Atualmente, ele é o terceiro museu/centro cultural mais visitado no país. Além disso, ele é o 65º mais visitado no mundo, de acordo com o ranking da publicação inglesa The Art Newspaper (abril/2013), e segundo o site do próprio CCBB.

Desde 2012, o CCBB ganhou bastante a atenção dos paulistas e paulistanos pela incrível exposição “Impressionismo: Paris e a modernidade”. Pois, esta exposição trouxe obras de Monet, Van Gogh, Manet e Renoir para o Brasil. Primordialmente, esta foi uma parceria com o Museu d’Orsay, da França. Inclusive, eu não fui e lamento até hoje!

CCBB - Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo

Em exposição: Picasso e a Modernidade Espanhola

Até 08 de junho está acontecendo a exposição Picasso e a Modernidade Espanhola (sei que está em cima do encerramento, mas realmente vale a pena ir!!).

A maneira que o CCBB organizou a exposição é muito didática e interage com o prédio, ela começa no quarto andar e vai descendo até o subsolo. Assim, além de você mergulhar na arte espanhola, você passeia pelo prédio todo!! Afinal, como eu mencionei anteriomente, ele é lindo.


DICAS PARA AS FAMÍLIAS: a exposição é super indicada para as crianças. Pois mostra um Picasso em formação, seus experimentos com desenhos e inúmeros esboços. Fora que tem uma área interativa. Então, as crianças adoram.


A exposição mostra também a influência que Picasso teve sobre outros artistas como Gris, Miró, Dalí, Domínguez, Tàpies, entre outros. Desse modo, são quase 90 obras organizadas e apresentadas de forma didática. Aliás, a exposição foi realizada em colaboração com o Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Fondazione Palazzo Strozzi (Florença) e ainda a Fundación Mapfre.

Informações Práticas:

Informações Gerais sobre a exposição no CCBB:

Endereço: Rua Alvares Penteado, 112 – São Paulo/SP [Google Maps]

Horário de Funcionamento: quartas às segundas das 9h às 21h.

Entrada franca.

Para maiores informações acesse o site http://culturabancodobrasil.com.br/portal/

Dica:

==> A entrada é franca para as exposições e muitas vezes requer certa paciência devido a fila que se forma para as exposições (a dica é ir cedo, logo no horário de abertura e durante a semana – eu fui as 9h em uma sexta-feira e não peguei nada de fila, mas a hora que sai, umas 10h30, a fila já era considerável!)

Fiquem de olho por que devem vir mais excelentes exposições por ai!

>>>> Leia também outras dicas do que fazer em São Paulo! <<<<

Onde se hospedar em São Paulo?

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.